Quinta, 19 de Junho de 2025 07:44
17991261221
Saúde Saúde

Prefeitura amplia instalação de Estações Disseminadoras de Larvicidas com recebimento de mais 1000 unidades

Estratégia desenvolvida pela Fiocruz segue com monitoramento dos agentes de combate às endemias

11/06/2025 12h22
Por: Redação
Prefeitura amplia instalação de Estações Disseminadoras de Larvicidas com recebimento de mais 1000 unidades

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde, recebeu mais 1000 Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs). O município havia recebido inicialmente outras 1000 unidades, que foram instaladas em domicílios localizados entre as delimitações dos bairros Pozzobon, Parque das Nações, Colinas, ProPovo, Cidade Jardim, São Cosme, Vilar, Comerciários e Jardim Alvorada.
 
Agora, a nova remessa começou a ser instalada nas delimitações do bairro São Joao e vai ampliar a cobertura da estratégia para as demais áreas do município. A iniciativa reforça as ações de enfrentamento à Dengue utilizando a tecnologia desenvolvida pela Fiocruz.
 
As EDLs utilizam o próprio mosquito Aedes aegypti como vetor do larvicida. O sistema é composto por um balde plástico com flutuador e tela impregnada de produto, que adere ao corpo do mosquito quando ele pousa no equipamento. A fêmea, ao visitar diferentes criadouros para colocar os ovos, acaba levando o larvicida para esses locais, interrompendo o ciclo de vida do mosquito nos pontos não tratados diretamente.
 
As visitas de acompanhamento e instalações do equipamento são feitas pelos agentes de combate às endemias, que seguem um cronograma de atuação com base em indicadores epidemiológicos e ambientais. A orientação da Vigilância Ambiental é de que os moradores colaborem permitindo a instalação e manutenção das armadilhas.
 
“Cada etapa desta estratégia tem se mostrado eficaz e segura. Com a ampliação da cobertura, esperamos reduzir significativamente a infestação do mosquito em áreas críticas. Mais uma vez, é fundamental a colaboração da população”, destacou a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
 
Informe Dengue
A Dengue registra quatro óbitos em Votuporanga neste ano, o que aumenta o alerta para que cada um assuma sua responsabilidade e desempenhe o seu papel contra a doença. Dados divulgados pela Secretaria da Saúde de Votuporanga nesta terça-feira (10/6), contabilizam 5.045 casos positivos e outros 52 estão em investigação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.